teste

Graduações
a Distância
Informática
na Educação
Cursos
a Distância
Capítulos e
livros publicados
Artigos
Publicados
Legislação
em EAD
Referenciais de
Qualidade em EAD
Currículo
Lattes

3 de outubro de 2014

Preconceito ou Despreparo? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD

Este artigo é resultante de uma investigação que busca identificar nas opiniões dos docentes do curso de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade a distância, se a visão negativa está vinculada a preconceitos oriundos de uma prática sem resultados qualificados ou pela falta de conhecimento técnico e metodológico relacionados à EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a maior resistência está justamente naquele docente que não possui fluência com uso de tecnologias numa perspectiva pedagógica. Ou seja, é uma questão de desconhecimento de como usar e suas possibilidades do que uma resistência oriunda da prática diária. Cabe salientar que a diversidade de métodos e formas de trabalho deve ser preservada na academia, visto que ela é um pressuposto basilar para o desenvolvimento do conhecimento. Porém, não se pode negar as possibilidades da EAD sem antes vivenciá-las ou conhecê-las melhor.

Carla Netto
Lucia Giraffa