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28 de setembro de 2013

UNESCO promove o uso de telefones celulares na educação


A UNESCO publicou um documento com dez recomendações aos governos, a fim de promover a implementação de políticas que usam telefones celulares como um recurso em sala de aula. O documento foi apresentado em Paris no evento Mobile Learning Week 2013

Por outro lado, é tudo sobre a difusão de uma série de boas razões para usar o telefone como um aliado no processo educativo.



UNESCO (2013) Policy guidelines for mobile learning. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Parías: Francia. http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf


a) Recomendações aos governos:
  • Criar ou atualizar políticas relacionadas com a aprendizagem móvel. 
  • Capacitar os professores para promover a aprendizagem através de tecnologias móveis. 
  • Prestar apoio e formação aos professores por meio de tecnologias móveis. 
  • Criar e otimizar o conteúdo educacional para uso em dispositivos móveis. 
  • Garantir a igualdade de gênero para os alunos móveis. 
  • Expandir e melhorar as opções de conectividade, garantindo equidade. 
  • Desenvolver estratégias para proporcionar igualdade de acesso para todos. 
  • Promover o uso seguro, responsável ​​e saudável das tecnologias móveis. 
  • Utilizar a tecnologia móvel para melhorar a comunicação e a gestão da educação. 
  • Aumentar a conscientização sobre a aprendizagem móvel.

b) Razões para usar o telefone como um aliado no processo educativo:

  • Aumenta o alcance e a equidade da educação. 
  • Facilita a aprendizagem personalizada. 
  • Proporciona feedback e avaliação imediata. 
  • Permite a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. 
  • Assegura uma utilização mais produtiva do tempo em sala de aula.
  • Cria novas comunidades de aprendizes. 
  • Apoia a  aprendizagem situada (realidade aumentada). 
  • Facilita a continuidade da experiência da aprendizagem. 
  • Conecta a aprendizagem formal e a informal. 
  • Reduz a perturbação da educação em casos de conflitos e desastres. 
  • Ajuda alunos com deficiência. 
  • Melhora a comunicação e a administração. 
  • Minimiza os custos e maximiza a eficiência.